DECO: Há mais um banco a preparar-se para subir as comissões

As comissões bancárias têm dominado a atualidade desde que, no início deste ano, dois dos principais bancos anunciaram que o valor cobrado aos clientes vai aumentar em 2018. Ainda não foi anunciado, mas ao que tudo indica há mais um banco a preparar-se para subir as comissões.

A este propósito, a DECO relançou uma petição que conta já com 18 mil assinaturas e foi prolongada até “pelo menos, ao final do mês”, disse o economista da Associação de Defesa do Consumidor, Nuno Rico, ao Notícias ao Minuto.

O economista avançou, inclusive, que há mais um banco que se prepara para fazer alterações ao preçário. Falamos do Millennium BCP que já anunciou que vai fazer alterações no início de março que entrarão em vigor a 1 de maio. “Certamente será no sentido de subir [as comissões], já que é essa a tendência do mercado”, alertou Nuno Rico.

Na base da polémica, que dominou a semana que agora termina, está o aumento das comissões cobradas pelos bancos, bem como as queixas dos clientes face às faturas que receberam das comissões cobradas no ano passado.

“Verificamos que houve um aumento das comissões por parte do Santander, de seguida pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) e decidimos avançar com a petição”, sustentou. Porém, o prolongamento da petição prende-se com o facto de se “manter este cenário de aumento” e devido à “inexistência de medidas por parte do Banco de Portugal para travar este cenário”.

A petição da DECO já tem quatro vezes mais do que o número de assinaturas que é necessário para ser levada ao Parlamento, no entanto, a associação diz que vai manter em aberto a possibilidade de mais pessoas mostrarem que estão contra a cobrança de taxas pela inexistência de serviço por parte do banco.

Categorias: DESTAQUE,Economia

Leave A Reply

Your email address will not be published.