“Presépio vivo” com 80 figurantes celebra o Natal no Peso da Régua

A inauguração deste “presépio vivo” realizou-se hoje, mas a preparação dos cenários e dos figurinos começou há cerca de um mês.

Pelos corredores do colégio dos Salesianos de Poiares e do centro juvenil foram distribuídos os soldados romanos, os comerciantes, ferreiros, carpinteiros e pescadores, as padeiras, o anjo que anuncia nascimento de Jesus num estábulo com ovelhas e pastores, José e Maria e o bebé recém-nascido.

A iniciativa é dinamizada pelo grupo de jovens “Fé e Obras” e tem como objetivo “colocar Jesus menino no centro do Natal de cada um”.

Francisco Batista, funcionário do colégio, é um dos organizadores da iniciativa e disse aos jornalistas que este “presépio vivo” é composto por cerca de 80 figurantes dos meses de idade aos 11 anos.

É também uma iniciativa que se repete há sete anos e consegue, segundo frisou, juntar a comunidade escolar, entre alunos, professores e funcionários, aos habitantes de Poiares de outras aldeias vizinhas.

“São muitas horas de trabalho mas é um orgulho”, referiu.

O diretor do colégio, José Cordeiro, referiu que, de ano para ano, o presépio vai crescendo em número de figurantes e de novos cenários e salientou o objetivo “de união” que o projeto tem, quer seja ao longo do período de preparação quer depois, no resultado final.

Margarida Batista é de Poiares e representa o papel de Maria, uma das principais personagens do presépio.

“Sou católica e gosto muito. Participo desde o início”, frisou.

Fábio Tavares, de 13 anos, natural de São Martinho de Anta (Sabrosa) e aluno do colégio, é a primeira vez que participa. Vestiu o traje de rei mago e está a gostar porque “é uma experiencia nova e divertida”.

Sandrine Vieira, de 18 anos, repete a experiência há cinco anos e gosta do convívio com as pessoas. Já foi o anjo e este ano foi para a padaria oferecer bolachas aos visitantes.

O “presépio vivo” volta a abrir as portas no domingo e, depois, no dia 17 de dezembro.

Os Salesianos de Dom Bosco, em Poiares, pertencem à Diocese de Vila Real.
fonte sapo.pt

Categorias: Entretenimento

Leave A Reply

Your email address will not be published.