Quer poupar 200 euros por mês? Anote esta técnica japonesa

O segredo japonês chama-se ‘kakeibo’. Apesar de o nome ser estranho, deve anotar a receita, uma vez que no que toca à poupança todos os cêntimos contam.

O ideal é chegarmos ao final do mês com um saldo positivo sem termos que nos privar de nada, a verdade é que no que toca à poupança, todos os cêntimos contam. E o segredo vem diretamente do Japão e chama-se ‘kakeibo’. O nome é estranho, ainda assim, anote a receita que pode dar jeito.

Segundo o jornal El País,  o método japonês consiste na realização de um diário de economia doméstica. Trata-se de ir anotando num caderno as receitas e despesas, para que possamos visualizar facilmente quanto dinheiro ganhamos e quanto gastamos.

“Isso traz visibilidade, pois permite que perceba que está a gastar muito em determinadas coisas e possa fazer alguma coisa a esse respeito”, afirma Luis Pita, assessor financeiro do blog Preahorro. Ou seja, não se trata de privação, mas sim de reduzir o excesso.

A chave do sucesso é disciplina. “É um método muito bom para poder economizar 200 euros por mês, se for muito disciplinado”, acrescenta Luis Pita.

Para os que não conseguirem cumprir, há outros métodos. Um deles é o método do envelope e que se trata de colocar dinheiro num envelope no início de cada mês, com o dinheiro que queremos que se destine ao lazer.

 

 

 

Fonte: Beatriz Vasconcelos

Categorias: DESTAQUE,Economia

Tags: ,,

Leave A Reply

Your email address will not be published.